terça-feira, 4 de junho de 2013

Meu depoimento sobre a leitura


Infelizmente a leitura na escola é vista só como uma obrigação e ainda vivemos os modelos tradicionais de leitura. O exercicio da leitura deve ser um modelo interativo, o leitor deve dialogar com o texto, e o leitor é tão importante quanto o próprio texto.Muitos livros infanto-juvenis, mas eles só leem os livros que são pedidos na escola, o tempo livre deles é gasto com jogos e facebook. 
O gosto pela leitura em minha vida começou como começa a de muita gente , na escola.Venho de uma familia humilde de muitos irmãos e de muitas obrigações e o dinheiro que se por ventura sobrasse, definitivamente não era para comprar livros desde muito cedo, meus pais mesmo não sendo modelos de leitores sempre fizeram questão de que nós estudassemos.
Então foi na escola que eu vivi minhas primeiras experiências com leitura, foi lá que eu encontrei pessoas que me conduziram pelo mundo mágico dos livros. Ah e como eu ainda gosto de ter um livro novo nas mãos folhear, sentir o cheiro de novo....imaginar a história.
Todas as experiências que eu tive com leitura foram válidas , mas uma em especial me fez ingressar num curso de pós -graduação. O texto é bem conhecido e de uma escritora , na minha opinião sensacional. Felicidade Clandestina de Clarice Lispector.
Fiquei tão maravilhada com a história, com a construção das personagens e com a paixão que uma delas tinha pelo livro e não podia tê-lo , acho que me vi ali também, pois como já disse não tinha dinheiro para comprar livros.É uma història aparentemente infantil, mas com muito pra ensinar, pois para aquela personagem o livro era o alimento da alma.
É por essa e outras experiências que eu tive com a leitura que eu faço questão de ler para os meus alunos, e por mais que a tecnologia tenha trazido os livros eletrônicos e a internet tenha facilitado e muito nosso contato com a leitura eu não abro mão de comprar sempre um livro , sentir aquele cheirinho de novo , abri-lo e viajar mais uma vez.

Um comentário: