segunda-feira, 17 de junho de 2013

Trabalho Conclusivo


                                SEQUÊNCIA DIDÁTICA

TEXTO : MEU PRIMEIRO BEIJO (ANTÔNIOBARRETO)

Grupo 4 : Cíntia-Cristina -Evelise-Liduína-Luciana.

OBJETIVOS
Exercitar a competência leitora e escritora
Reconhecer os elementos da narrativa
Fazer inferências com outros textos

 

Tempo Aproximado: 2 a 4 aulas
 
Público Alvo: 5ª série ( 6º ano )


1º MOMENTO

O professor irá propor leitura silenciosa para verificar a relação do título com o tema do texto.


2º MOMENTO

Irá destacar palavras desconhecidas (verificar se o entendimento das palavras é relevante para a compreensão do contexo)

3º MOMENTO

Professor irá fazer a leitura do texto ressaltando entonações apartir das pontuações(frases interrogativas,exclamativas e declarativas)


4º MOMENTO PERGUNTAS

 
O professor irá propor perguntas sobre o textos.
Os Alunos deverão tomar notas das respostas .


QUESTÕES:
1.Onde ocorre a história?
2.Quanto tempo parece durar a história?
3.Quem participa da história?
4.Quem conta a história participa dos fatos ou somente os observa?
5.Qual a sequência dos acontecimentos?
6.Qual o momento mais emocionante da história?
7.Como termina a história?
8.Esse texto pode ser considerado uma narrativa? Por quê?

5º MOMENTO

Discussão das respostas em sala(apartir das respostas dadas pelos alunos,o professor trabalhará com a nomenclatura dos elementos da narrativa)

Apresentação da cena do 1º beijo da princesa Fiona com Shrek.





ENCERRAR A DISCUSSÃO COM A QUESTÃO: QUAL A MAGIA DO PRIMEIRO BEIJO NO FILME E NO TEXTO? FAZER UMA PEQUENA PRODUÇÃO DE TEXTO SOBRE O ASSUNTO TRATADO
                      

                       Texto Narrativo
           Meu Primeiro Beijo

É difícil acreditar,mas meu primeiro beijo foi num ônibus,na volta da escola.E sabem com quem? Como Cultura Inútil ! Pode?Até que foi legal.Nem eu nem ele sabíamos exatamente o que era"o beijo".Só de filme.Estávamos virgens nesse assunto,e morrendo de medo.Mas aprendemos.E foi assim...
Não sei se numa aula de Biologia ou de Química,o Culta tinha me mandado um dos seus milhares de bilhetinhos:
"Você é a glicose do meu metabolismo.
Te amo muito!
Paracelso"
E assinou com uma letrinha miúda: Paracelso.Paracelso era outro apelido dele.Assinou com letrinha tão minúscula que quase tive dó,tive pena,instinto maternal,coisas de mulher...E também não sei porque:resolvi dar uma chance pra ele,mesmo sem saber que tipo de lance ia rolar.
No dia seguinte,depois do inglês,pediu pra me acompanhar até em casa.No ônibus,veio como seguinte papo:
-Um beijo pode deixar agente exausto,sabia?-Fiz cara de desentendida.
Mas ele continuou:
-Dependendo do beijo,a gente põe em ação 29 músculos,consome cerca de 12 calorias e acelera o coração de 70 para150 batidas por minuto.-Aí ele tomou coragem e pegou na minha mão.Mas continuou salivando seus perdigotos:
-A gente também gasta,na saliva,nada menos que 9mg de água;0,7mg de albumina;0,18g de substâncias orgânica;0,711mg de matérias graxas;0,45mg de sais e pelo menos 250 bactérias...
Aí o bactéria falante aproximou o rosto do meu e,tremendo,tirou seus óculos,tirou os meus,e ficamos nos olhando,de pertinho.O bastante para que eu descobrisse que, sem os óculos,seus olhos eram bonitos e expressivos, azuis e brilhantes.E achei gostoso aquele calorzinho que envolvia o corpo da gente.Ele beijou a pontinha do meu nariz,fechei os olhos e senti sua respiração ofegante.Seus lábios tocaram os meus.Primeiro de leve,depois com mais força,e então nos abraçamos de bocas coladas,por alguns segundos.
E de repente o ônibus já havia chegado no ponto final e já tínhamos transposto,juntos,o abismo do primeiro beijo.
Desci,cheguei em casa,nos beijamos de novo no portão do prédio, e aí ficamos apaixonados por várias semanas. Até que o mundo rolou,as luas vieram e voltaram,o tempo se esqueceu do tempo,as contas de telefone aumentaram, depois diminuíram...e foi ficando nisso.Normal.Que nem meu primeiro beijo.Mas foi inesquecível!
BARRETO Antonio.Meu primeiro beijo.
Balada do primeiro amor.SãoPaulo:FTD,1977.p.134-6.

Extraídohttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22430

6 comentários:

  1. Ual... foi bom lembrar do meu primeiro beijo também, aliás, acredito que seus alunos estão ansiosos por isso, os que já o fizeram, não tem ideia do quão importante foi... ou tem?

    Ótimo tema para a sala de aula.

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  2. Liduína, tudo bem? Ao ler sua sequência e lembrei-me da minha, além de ser o mesmo texto, também conversamos sobre a experiência de cada um e as transformações do corpo de cada um. Incluí também uma pesquisa sobre o tema "beijo" nos contextos histórico e social. Trouxeram informações riquíssimas a cerca do assunto: países onde homens se cumprimentam com beijo no rosto, que antigamente na França, o beijo dado significava interesse e resultaria em casamento. Também discutimos sobre a mudança de comportamento nos relacionamentos interpessoais ao longo do tempo, onde "ficar" era a moda e hoje a quantidade é o que impera. Outro ponto relatado foi a transformação da mulher na sociedade, passou pela libertação sexual nos anos 60, posteriormente a libertação no mercado de trabalho, conquistando seu espaço na sociedade.
    Abç
    Gisele Reis

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  6. Esse texto também foi utilizado em nossa sequência.
    O achei muito interessante, principalmente o esforço que o garoto faz para chamar a atenção da menina. Essa parte do texto foi muito bem articulada no debate, os alunos compararam o que ele fez com o que fazem atualmente para chamar a atenção das moças. Fiquei intrigada quando disseram que hoje o que mais vale é a aparência e não o conhecimento ou o cognitivo. Embora isso vá ao encontro com o que a sociedade atual prega: "ter" é mais importante do que "ser". Diante dessa situação comentei trechos da obrade Izami Tiba "Quem ama educa", quanto a real importância em escolhermos "ser" pois "ter" a sociedade já ensina e não está preocupada com o caráter formado de cada indivíduo, logo essa responsabilidade (querendo ou não) é da família e da escola. No entanto, àquela quando presente e desta quando possível.
    Abç

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